Hoje em dia, não restam dúvidas que as competências de vida e os fatores psicológicos desempenham um papel importante no desenvolvimento humano e no rendimento alcançado por indivíduos, equipas e organizações, sendo estes efeitos transversais a distintos contextos (e.g., empresariais, desportivos, artes, saúde, ensino, entre outros).

De facto, o treino de competências de vida pode representar uma excelente proposta de intervenção, quando o objetivo é potenciar as capacidades das pessoas, seja ao nível individual (ex: modo como gerem o seu tempo), interpessoal (ex: modo como se relacionam com os outros) e mesmo grupal e organizacional (ex: modo como trabalham em equipa).

Ao contrário do que se pensa, estas capacidades são sensíveis ao treino específico, não derivando apenas das oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional e social que cada pessoa vai tendo ao longo da sua vida. Ou seja, se o objetivo é estimular e consolidar as competências de vida em cada indivíduo, equipa e organização, então a implementação de programas de intervenção é fundamental.

A maximização da aprendizagem de competências de vida depende da existência de planos de treino adaptados a cada situação e devidamente avaliados, em termos de eficácia.

A Escola Competências de Vida, com os projetos Psi.Performance e Pro.Líder procura responder a este repto!

Se acredita que os fatores psicológicos podem ser melhorados e que o treino de competências de vida pode ser uma mais-valia, então teremos muito gosto em conversar consigo!

A Escola Competências de Vida inclui o treino de seis competências de vida, sendo cinco abordadas no Psi.Performance e uma abordada no projeto Pro.Líder.

A seguinte figura apresenta as competências de vida treinadas na ECV.

Figura 1 - Competências de Vida treinadas na ECV.