Obviamente, a principal razão para trabalhar connosco prende-se com a utilidade do treino de competências de vida. No nosso caso, efetuamos este trabalho seguindo um conjunto de princípios e de normas de ação.

Aquilo em que acreditamos | O que nos interessa e motiva

  1. O treino de competências de vida implica aprendizagem, automatização e generalização aos contextos de vida!
  2. O treino de competências de vida incide sobre as potencialidades individuais, grupais e organizacionais existentes!
  3. O treino de competências de vida é potenciado numa lógica de desafio dos limites pessoais!
  4. O treino de competências de vida pode (e deve) ser demonstrado cientificamente!

Como atuamos

  1. Avaliação das competências de vida, antes da intervenção, recolhendo-se dados sobre as áreas a potenciar na intervenção. Ou seja, interessa-nos “cada pessoa, cada equipa e cada organização!”.
  2. Sensibilização e motivação para o treino de competências de vida, estimulando-se a procura de um significado positivo para o envolvimento na intervenção. Ou seja, interessa-nos que cada participante no treino a realizar se identifique com a ideia “Sei o que é, sei para que serve e quero aplicar!”.
  3. Treino da(s) competência(s) de vida, considerando as potencialidades específicas de “cada pessoa, cada equipa e cada organização!”. Ou seja, interessa-nos “estimular as potencialidades existentes!”.
  4. Aplicação da(s) competência(s) de vida à realidade específica de “cada pessoa, cada equipa e cada organização!”. Ou seja, interessa-nos “aplicar as potencialidades existentes!”.
  5. Avaliação das competências de vida, após a intervenção, de modo a certificar a eficácia da intervenção realizada. Ou seja, interessa-nos saber “O que queríamos e o que conseguimos!”.
  6. Monitorização da(s) competência(s) de vida aos diferentes contextos de vida de “cada pessoa, cada equipa e cada organização!”. Ou seja, interessa-nos “automatizar e generalizar as potencialidades existentes!”. Esta fase é opcional, consoante o melhor interesse de cada participante na intervenção.