PEP.CJ

Promotion of Positive Experiences - Children and Young people

Hoje em dia, não restam dúvidas que as competências de vida e os fatores psicológicos desempenham um papel importante no desenvolvimento humano e no rendimento alcançado por indivíduos, equipas e organizações, sendo estes efeitos transversais a distintos contextos (e.g., empresariais, desportivos, artes, saúde, ensino, entre outros).
De facto, o treino de competências de vida pode representar uma excelente proposta de intervenção, quando o objetivo é potenciar as capacidades das pessoas, seja ao nível individual (ex: modo como gerem o seu tempo), interpessoal (ex: modo como se relacionam com os outros) e mesmo grupal e organizacional (ex: modo como trabalham em equipa).
Ao contrário do que se pensa, estas capacidades são sensíveis ao treino específico, não derivando apenas das oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional e social que cada pessoa vai tendo ao longo da sua vida. Ou seja, se o objetivo é estimular e consolidar as competências de vida em cada indivíduo, equipa e organização, então a implementação de programas de intervenção é fundamental.
A maximização da aprendizagem de competências de vida depende da existência de planos de treino adaptados a cada situação e devidamente avaliados, em termos de eficácia.

O PEP.CJ procura responder a este repto!
O programa foi concebido para responder a alguns dos principais fatores que podem condicionar o desenvolvimento pessoal e o rendimento de jovens e crianças, inseridos nos diferentes contextos de vida. A possibilidade de intervir em diferentes contextos e em diferentes competências de vida, visa oferecer uma intervenção individualizada e focalizada nas reais necessidades e interesses das crianças e jovens.

O PEP.CJ inclui o treino de competências de vida de natureza individual, interpessoal e grupal. Mais concretamente, são seis as áreas de treino de competências de vida.

(a) Gestão de stress. Visa treinar crianças e jovens na competência de enfrentar e lidar com as fontes de tensão do dia-a-dia, pretendendo-se alcançar o desígnio de "Máximo rendimento sob máxima pressão!".
(b) Motivação. Visa treinar crianças e jovens na competência de manter elevado envolvimento e comprometimento na atividade em causa, pretendendo-se alcançar o desígnio de "Saber, Querer e Obter!".
(c) Gestão do tempo. Visa treinar crianças e jovens na competência de organização das atividades de vida, desde as áreas pessoais, familiares e sociais, pretendendo-se alcançar o desígnio de "Fiz, Faço e Farei!".
(d) Resolução de problemas. Visa treinar crianças e jovens na competência de resolver problemas complexos por etapas, desde as áreas pessoais, familiares e sociais, pretendendo-se alcançar o desígnio de "Pensar melhor e mais rápido!".
(e) Comunicação. Visa treinar crianças e jovens na competência de interagir positivamente com as outras pessoas, pretendendo-se alcançar o desígnio de "Ouvir, Discutir e Decidir!".
(f) Trabalho em equipa. Visa treinar crianças e jovens na competência de interagir coletivamente, tendo por base alcançar objetivos importantes na área em causa, pretendendo-se alcançar o desígnio de "Missão, União, Ação!".

Se acredita que os fatores psicológicos podem ser melhorados e que o treino de competências de vida pode ser uma mais-valia, então teremos muito gosto em conversar consigo!

 

Services

Academy

Consulting

Personalised Support

Society

Participants

  • Profissonais do ramo empresarial, de diferentes áreas de trabalho.
  • Profissionais de ensino, com diferentes funções e responsabiulidades.
  • Profissionais de saúde, com diferentes funções e responsabilidades.
  • Forças de segurança e defesa.
  • Atletas, treinadores, dirigentes e demais agentes desportivos.
  • Artistas, atores e demias culturas.

Certification

Os projetos desenvolvidos pela ECV (Psi.Performance e Pro.Líder) são reconhecidos pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho, desenvolvendo-se no âmbito da Associação de Psicologia desta instituição de ensino superior. Adicionalmente, os formandos terão acesso a um reconhecimento específico da ECV, com uma menção de desempenho no programa.

Saber, querer, fazer !

Desafiar os limites

Sponsors

Clients