Missão

 

 

Investigação

O grupo de investigação Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano (ARDH-GI) dedica-se a investigar temas distintos, mas com um denominador comum: compreender os processos psicológicos envolvidos na adaptação, rendimento e desenvolvimento em diferentes contextos de funcionamento humano.

  • Adaptação humana
    • Linha 1. Stress e avaliação cognitiva
  • Rendimento humano
    • Linha 2. Competências psicológicas/vida: Adultos
    • Linha 3. Liderança
  • Rendimento humano
    • Linha 4. Competências psicológicas/vida: Juvenil
    • Linha 5. Exercício físico e saúde
    • Linha 6. Formação desportiva de atletas

 

Intervenção

Adotando uma lógica de “investigação-ação”, o grupo desenvolveu a Escola Competências de Vida (ECV). A ECV, visa propor à comunidade um conjunto de serviços derivados das indicações teóricas e empíricas dos nossos trabalhos de investigação sobre o treino de competências de vida. Ou seja, a ECV propõe e testa programas de intervenção no sentido de promover competências de vida, em distintos grupos etários e contextos.

As áreas de intervenção incidem diretamente sobre as linhas de investigação, organizando-se no treino das seguintes competências psicológicas e de vida:

  • Gestão de stress
  • Motivação
  • Gestão do tempo
  • Comunicação
  • Trabalho em equipa
  • Liderança

 

Funcionamento do Grupo

Para além do trabalho individual, e em pequenos grupos centrados em cada projeto específico, os membros do grupo de investigação reúnem-se com regularidade para debater temas de investigação e de intervenção.
Estes momentos são aproveitados para tratar tópicos tão distintos, como a discussão de dados de investigação, a análise e tratamento de dados, a escrita científica, a publicação de artigos, a elaboração de projetos de investigação e de intervenção, etc.

É possível integrar o grupo?

Sim, desde que haja um interesse pelo denominador comum do grupo: adaptação, rendimento e desenvolvimento humano.
Caso tenha curiosidade nalguma área específica, poderá contactar cada um dos membros do grupo.