Gomes, A. R., Gonçalves, M. A., Dias, O., & Morais, C. (2019). Parental behavior, cognitive appraisal, and motivation in young athletes. Research Quarterly for Exercise and Sport, 90(1), 80-94. doi:10.1080/02701367.2018.1563278 ver mais


Vasconcelos, S., & Gomes, A. R. (2015). Comportamentos parentais, orientação motivacional e objetivos desportivos: Um estudo com jovens atletas [Parental behavior, achievement goal, and sport goals: A study with young athletes]. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 10(2), 215-223. ver mais


Gomes, A. R. (2011). A influência dos factores psicológicos no ensino e aprendizagem de competências motoras [The influence of psychological factors on teaching and learning of motor skills]. In A. A. Machado & A. R. Gomes (Eds.), Psicologia do esporte: Da escola à competição (pp. 213-248). Várzea Paulista: Editora Fontoura. ver mais


Gomes, A. R. (2011). A iniciação e formação desportiva e o desenvolvimento psicológico de crianças e jovens [The participation in youth sports and the psychological development of children and youth]. In A. A. Machado & A. R. Gomes (Eds.), Psicologia do esporte: Da escola à competição (pp. 19-48). Várzea Paulista: Editora Fontoura. ver mais


Gomes, A. R. (2011). A relação e comunicação entre treinador, pais e atletas em contextos de formação desportiva [The relationship and communication between coaches, parents, and athletes in youth sports]. In A. A. Machado & A. R. Gomes (Eds.), Psicologia do esporte: Da escola à competição (pp. 131-164). Várzea Paulista: Editora Fontoura. ver mais


Sá, P, & Gomes, A. R. (2011). Expertise e treino da tomada de decisão: Aspectos conceptuais e implicações para o treino de jovens atletas [Expertise and decision making training: Conceptual aspects and implications for the training of young athletes]. In A. A. Machado & A. R. Gomes (Eds.), Psicologia do esporte: Da escola à competição (pp. 283-311). Várzea Paulista: Editora Fontoura. ver mais


Gomes, A. R. (2010). Influência parental no desporto: A percepção de pais e jovens atletas portugueses [Parental influence in sport: The perceptions of Portuguese parents and athletes]. Estudos de Psicologia (Campinas), 27(4), 491-503. ver mais


Gomes, A. R., & Cruz, J. F. (2007). Avaliação psicológica de atletas em contextos de formação desportiva: Desenvolvimento de um guião de entrevista para crianças e jovens [Athletes' psychological evaluation in sport: Developing an interview guide for children and youngsters]. In J. F. Cruz, J. M. Silvério, A. R. Gomes, & C. Duarte (Eds.), Conferência internacional de psicologia do desporto e exercício (pp. 82-99). Braga: Universidade do Minho. ver mais


Gomes, A. R., & Zão, D. V. (2007). Envolvimento parental e orientação motivacional na prática desportiva: Desenvolvimento de instrumentos de avaliação e análise das percepções de pais e atletas [Parental involvement and motivational orientation in sports' practice: Development of psychological evaluation instruments of parents and athletes' perceptions]. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 12(2), 319-339. ver mais


Marques, A., & Gomes, A. R. (2006). Avaliação da eficácia de um programa de treino de visualização mental num escalão de formação desportiva no basquetebol [Efficacy evaluation of an imagery training program with young basketball athletes]. Análise Psicológica, XXIV(4), 533-544. ver mais


Araújo, S., & Gomes, A. R. (2005). Efeitos de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental na melhoria de competências psicológicas em jovens atletas: Uma intervenção na natação [The effects of an imagery and anxiety control program in the improvement of psychological skills in young athletes: An intervention with a swimming team]. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 10(2), 211-225. ver mais


Gomes, A. R. (1997). Aspectos psicológicos da iniciação e formação desportiva: O papel dos pais [Psychological factors in youth sports: The role of parents]. In J. F. Cruz & A. R. Gomes (Eds), Psicologia aplicada ao desporto e actividade física: Teoria, investigação e intervenção (pp. 291-319). Braga: APPORT (Associação dos Psicólogos Portugueses) - Universidade do Minho. ver mais