Gomes, A. R., Araújo, V., Resende, R., & Ramalho, V. (2018). Leadership of elite coaches: The relationship among philosophy, practice, and effectiveness criteria. International Journal of Sports Science & Coaching, 13(6) 1120–1133. doi:10.1177/1747954118796362 ver mais


Morais, R., & Gomes, A. R. (2018). Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico [How to explain the practice of exercise? The perspective of physical exercise instructors]. Journal of Sport Pedagogy & Research, 4(1), 8-18. ver mais


Gomes, A. R., Seixas, A., & Resende, R. (2017). Relação treinador-atleta no atletismo: Da teoria à prática [Coach-athlete relationship in athletics: From theory to practice]. In J. L. Anjos (Ed.), Temáticas do atletismo: Ensino e treinamento (pp. 119-140). Curitiba: Editora CRV. doi:10.24824/978854441849.9 ver mais


Resende, R., Sá, P., Barbosa, A., & Gomes, A. R. (2017). Exercício profissional do treinador desportivo: Do conhecimento a uma competência eficaz [Professional activity of sports coaches: From knowledge to an effective competence]. Journal of Sport Pedagogy & Research, 3(1), 42-58. ver mais


Mata, R. T., & Gomes, A. R. (2016). Relação treinador-atleta: Teoria, investigação e intervenção [Coach-athlete relationship: Theory, research, and intervention]. In D. Bartholomeu, J. M. Montiel, A. A. Machado, A. R. Gomes, G. Couto, & V. Cassep-Borges (Eds.), Relações interpessoais: Concepções e contextos de intervenção e avaliação (pp. 155-174). São Paulo: Vetor. ver mais


Resende, R. (2016). Formação de treinadores desportivos no séc. XXI [Training sports coaches in the XXI century]. In I. Fortunato & A. S. Neto (Eds.), Reflexões sobre educação física e a formação de seus profissionais (pp. 34-53). São Paulo: Edições Hipótese. ver mais


Resende, R., & Lima, R. (2016). Relação professor de educação física e alunos: Teoria, investigação e intervenção [PE teacher-student relationship: Theory, research, and intervention]. In D. Bartholomeu, J. M. Montiel, A. A. Machado, A. R. Gomes, G. Couto, & V. Cassep-Borges (Eds.), Relações interpessoais: Concepções e contextos de intervenção e avaliação (pp. 133-153) São Paulo: Vetor Editora ver mais


Resende, R., Sequeira, P., & Sarmento, H. (2016). Coaching and coach education in Portugal. International Sport Coaching Journal, 3(2), 178-183. doi:10.1123/iscj.2016-0038 ver mais


Ribeiro, C., Gomes, A. R., Simães, C., Resende, R. & Moreira, D. (2016). Liderança, satisfação e perceção de rendimento desportivo: Estudo com atletas seniores [Leadership, satisfaction, and sport performance perception: A study with adult athletes]. Journal of Sport Pedagogy & Research, 2(1), 72-86. ver mais


Seabra, C., Silva, E., & Resende, R. (2016). A prática de ensino supervisionada em educação física [The practice of supervised teaching in physical education]. Journal of Sport Pedagogy & Reseacrh, 2(3), 32-47. ver mais 


Albuquerque, A., Silva, E., Resende, R., Gonçalves, F., & Gomes, A. R. (2015). Pedagogical supervision in physical education: The perspective of student interns. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 20(1), 11-26. doi:10.590/S1414-40772015000100003 ver mais


Gomes, A. R. (2015). Liderança e treino desportivo: Implicações para a formação do treinador de alto rendimento [Leadership and sports training: Implications for the education of high performance coaches]. In R. Resende, A. Albuquerque, & A. R. Gomes (Eds.), Formação e Saberes em Desporto, Educação Física e Lazer (pp. 211-241). Lisboa: Visão e Contextos. ver mais


Gomes, A. R., & Resende, R. (2015). O que penso, o que faço e o que avalio: Implicações para treinadores de formação desportiva [What I think, what I do, and what I evaluate: Implications for the training of coaches]. In S. F. Molina & M. C. Alonso (Eds.), Innovaciones y aportaciones a la formación de entrenadores para el deporte en la edade escolar (pp. 195-213). Cáceres: Universidade de Extremadura & Editora da Unicamp. ver mais


Lima, R., Resende, R., & Cardoso, S. (2015). A formação de professores de educação física: Perspetiva dos coordenadores [The training of physical education teachers: The perspective of coordinators]. Journal of Sport Pedagogy and Research, 1(6), 36-44. ver mais


Resende, R., & Gilbert, W. (2015). Desporto juvenil: Formação e competências do treinador [Youth sports: Coaches' training and skills]. In R. Resende, A. Albuquerque, & A. R. Gomes (Eds.), Formação e saberes em desporto, educação física e lazer (pp. 17-38). Lisboa: Visão & Contextos. ver mais


Resende, R., & Gomes, A. R. (2015). Treino de jovens desportistas para uma evolução positiva através do desporto [Training youth athletes for a positive development through sport]. In S. F. Molina & M. C. Alonso (Eds.), Innovaciones y aportaciones a la formación de entrenadores para el deporte en la edade escolar (pp. 175-194). Cáceres: Universidade de Extremadura & Editora da Unicamp. ver mais


Gomes, A. R. (2014). Leadership and positive human functioning: A triphasic proposal. In A. R. Gomes, R. Resende, & A. Albuquerque (Eds.), Positive human functioning from a multidimensional perspective: Promoting high performance (Vol. 3, pp. 157-169). New York: Nova Science. ver mais


Gomes, A. R. (2014). Transformational leadership: Theory, research, and application to sports. In C. Mohiyeddini (Ed.), Contemporary topics and trends in the psychology of sports (pp. 53-114). New York: Nova Science Publishers. ver mais


Gomes, A. R., & Resende, R. (2014). Assessing leadership styles of coaches and testing the augmentation effect in sport. In C. Mohiyeddini (Ed.), Contemporary topics and trends in the psychology of sports (pp. 115-137). New York: Nova Science Publishers. ver mais


Resende, R., Sarmento, H., Falcão, W., Mesquita, I., Fernández, J. (2014). Coach education in volleyball: A study in five countries. Journal of Physical Education and Sport, 14(4), 475-484. doi:10.7752/jpes.2014.04072 ver mais


Mata, R. T., & Gomes, A. R. (2013). Winning or not winning: The influence on coach-athlete relationships and goal achievement. Journal of Human Sport and Exercise, 8(4), 986-995. doi:10.4100/jhse.2013.84.09 ver mais


Resende, R. (2013). Desafios na formação de treinadores de jovens [Challenges in training youth coaches]. In J. Nascimento, V. Ramos & F. Tavares (Eds.), Jogos Desportivos: Formação e investigação (pp. 359-384). Florianópolis: UDESC. ver mais


Resende, R., Gomes, A. R., & Vieira, O. (2013). Liderança no futsal de alta competição: Importância dos resultados desportivos [Leadership in the first division of futsal: The relevance of sport results]. Motriz, 19(2), 502-512. ver mais


Resende, R., Lima, R., Albuquerque, A., & Benites, L. (2013). A perceção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes [The cooperating teachers' perception on students' knowledge and skills]. Revista da Educação Física/UEM, 24(4), 519-533 doi:10.4025/reveducfis.v24.4.21351 ver mais


Gomes, A. R, Lopes, H., & Mata, R. (2011). Leadership, cohesion and satisfaction: Differences between swimming and handball Portuguese teams. Revista Mexicana de Psicología, 28(1), 31-42. ver mais


Resende, R. (2011). Conhecimentos e competências de formação do treinador de crianças e jovens [Knowledge and skills to coach children and young people]. In A. A. Machado & A. R. Gomes (Eds.), Psicologia do Esporte - da escola à competição (pp. 181-209). São Paulo: Editora Foutoura. ver mais


Gomes, A. R., & Machado, A. A. (2010). Liderança, coesão e satisfação em equipas de voleibol portuguesas: Indicações da investigação e implicações práticas [Leadership, cohesion, and satisfaction in Portuguese volleyball teams: Research indications and practical implications]. In M. R. F. Brandão & A. A. Machado (Eds.), O Voleibol e a psicologia do esporte (pp. 187-218). São Paulo: Editora Atheneu. ver mais


Gomes, A. R., & Paiva, P. (2010). Liderança, compatibilidade treinador-atleta e satisfação no andebol: Percepção de atletas novatos e experientes [Leadership, coach-athlete compatibility, and satisfaction in handball: Perceptions of novice and experienced athletes]. PsicoUSF, 15(2), 235-248. ver mais


Gomes, A. R., Pereira, A. P., & Pinheiro, A. R. (2008). Liderança, coesão e satisfação em equipas desportivas: Um estudo com atletas portugueses de futebol e futsal [Leadership, cohesion, and satisfaction in sporting teams: A study with Portuguese football and futsal athletes]. Psicologia: Reflexão & Crítica, 21(3), 482-491. ver mais


Gomes, A. R. (2007). Liderança e gestão de equipas desportivas: Desenvolvimento de um guião de entrevista para treinadores [Leadership and management of sports teams: Developing an interview guide for coaches]. In J. F. Cruz, J. M. Silvério, A. R. Gomes, & C. Duarte (Eds.), Conferência internacional de psicologia do desporto e exercício (pp. 100-115). Braga: Universidade do Minho. ver mais


Gomes, A. R., & Cruz, J. F. (2007). Abordagem carismática e transformacional: Modelos conceptuais e contributos para o exercício da liderança [Charismatic and transformational approach: Conceptual models and contributions to the understanding of leadership]. Psicologia USP, 18(3), 143-161. ver mais


Gomes, A. R., & Cruz, J. F. (2006). Estilos de liderança, coesão e satisfação no desporto: Análise das diferenças em função do tipo de modalidade praticada e do sucesso desportivo obtido pelos atletas [Leadership styles, cohesion, and satisfaction in sport: Analysing the differences between type of sports and athletes' winning records]. In N. Santos, M. Lima, M. Melo, A. Candeias, M. Grácio, & A. Calado (Eds.), VI simpósio nacional de investigação em psicologia (vol. 11, pp. 103-123). Évora: Departamento de Psicologia, Universidade de Évora. ver mais


Gomes, A. R., & Cruz, J. F. (2006). Relação treinador-atleta e exercício da liderança no desporto: A percepção de treinadores de alta competição [Coach-athlete relationship and leadership practice in sports: The perceptions of high level competition coaches]. Estudos de Psicologia (Natal), 11(1), 5-15. ver mais


Gomes, A. R., Sousa, S. A., & Cruz, J. F. (2006). Charismatic, transformational and visionary dimensions in sport leadership: Toward new paths for the study of coach-athletes relationships. In N. S. Huber & M. Harvey (Eds.), Leadership at the crossroads (pp. 84-94). University of Maryland: The James MacGregor Burns Academy of Leadership. ver mais


Cruz, J. F., Dias, C. S., Gomes, A. R., Alves, A., Sá, S., Viveiros, I., Almeida, S., & Pinto, S. (2001). Um programa de formação para a eficácia dos treinadores da iniciação e formação desportiva [Developing a coach efficacy training program in youth sports]. Análise Psicológica, 19(1), 171-182. ver mais


Gomes, A. R., Dias, C., & Cruz, J. F (1999). Avaliação e "follow-up" da eficácia de uma intervenção cognitivo-comportamental no desporto: um estudo de caso [Evaluation and follow-up of the efficacy of a cognitive and behavioral intervention in sports: A case study]. In A. P. Soares, S. Araújo, & S. Caires (Eds.), Avaliação psicológica: Formas e contextos (vol. VI., pp. 893-902). Braga: APPORT (Associação dos Psicólogos Portugueses) - Universidade do Minho. ver mais


Cruz, J. F., Gomes, A. R., & Dias, C. S. (1997). Promoção e melhoria da relação treinador-atletas na formação desportiva: Eficácia de intervenções psicológicas no andebol [Promotion and improvement of the coach-athlete relationship in youth sports: The efficacy of psychological interventions in handball]. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 2(3), 587-609. ver mais


Gomes, A. R., Dias, C., & Cruz, J. F. (1997). Avaliação da eficácia de uma intervenção cognitivo-comportamental no desporto: Estudo de caso com um treinador [Evaluating the efficacy of a cognitive and behavioral intervention: A case study with a coach]. In M. Gonçalves, I. Ribeiro, S. Araújo, C. Machado, L. Almeida, & M. Simões (Eds.), Avaliação psicológica: Formas e contextos (vol. V, pp. 581-589). Braga: APPORT (Associação dos Psicólogos Portugueses) - Universidade do Minho. ver mais