O projeto Escola Competências de Vida (ECV) foi desenvolvido pelo grupo de investigação Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano (ARDH-GI), visando treinar competências de vida em pessoas com vontade em melhorar as suas potencialidades pessoais, relacionais e de gestão de equipas.
O projeto decorre na Escola de Psicologia (EPsi) da Universidade do Minho (UMinho), enquadrando-se no âmbito do funcionamento da Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi). Esta associação visa prestar serviços de Psicologia à comunidade, resultando de uma parceria entre a Universidade do Minho, através da Escola de Psicologia e dos Serviços de Ação Social, e as Câmaras Municipais de Braga e de Guimarães, dada a sua proximidade com a comunidade local.
A ECV desenvolve-se nesta lógica de prestação de serviços à comunidade, baseando-se em indicadores conceptuais e empíricos acerca da eficácia e vantagens da intervenção nas áreas das competências de vida.
O projeto tem, por isso, uma matriz de “investigação-ação”, decorrendo dos trabalhos de investigação do grupo ARDH, onde o tema da promoção de competências de vida é estruturante no trabalho realizado.
A ECV estrutura-se em torno de dois projetos principais, ambos relacionados com o treino de competências de vida: o programa ProELid e o programa Psi.Performance, ambos dedicados ao desenvolvimento das potencialidades humanas.
Em síntese, a Escola Competências de Vida é a nossa proposta de intervenção na estimulação das potencialidades humanas! Se este tema lhe interessa, então bem-vindo à ECV!
Rui Gomes
Responsável pelo programa | Coordenador Científico.